sábado, 25 de julho de 2009

Reflexão sobre o filme:Gaby ,uma história verdadeira.

Tendo como referência o filme:”Gaby:uma história verdadeira,faça uma breve reflexão sobre:
• O papel da família no desenvolvimento de uma criança com deficiência:
É essencial o papel da família,a cumplicidade ,a compreenção e a dedicação da mesma, pois a criança com qualquer tipo de deficiência para ter uma vida digna precisa muito de estímulos e apoio para seu desenvolvimento geral ,onde consiga ter uma vida normal ,inclusiva na sociedade e com uma integração produtiva.

• O que mudou na escola ao longo dos anos ,até os atuais:
Mudou a inclusão e o preconceito em algumas escolas, penso que hoje a sociedade encontra-se um pouco mais aberta as diferenças onde todos deveríamos ter as mesmas oportunidades, essa mudança vem sendo trabalhada nas ultimas décadas também com as pessoas portadoras de necessidades especiais que aos poucos conquistaram seus espaços,esta muito longe da perfeição , mas a inclusão social e educacional dessas pessoas só acontecerá num todo geral ,quando essas leis realmente vigorarem e sairem do papel ,pois precisa implantarem estruturas para que possam ser colocadas em prática essas ,tanto o espaço físico como a preparação de profissionais para transformar a escola inclusiva receptiva eliminando as barreiras existentes se adaptando a diversas realidades existentes.
• Expresse o seu posicionamento a respeito da inclusão educacional:
A inclusão educacional é essencial para que as pessoas ditas como “não normais” tenham acesso ao seu desenvolvimento educacional,cultural e psicológico,onde o convívio é essencial para que ela aconteça .
Qual a sua idéia a respeito da sexualidade da pessoa com deficiência ?
Vejo que a sexualidade é uma necessidade fisiológica que todo ser animal tem,onde não é diferente com portadores de necessidades especiais ,só deve ser bem trabalhada para que essas pessoas sejam respeitadas e orientadas como qualquer outra.
O que impediu Fernando de evoluir na escola?Comente.
A falta de apoio de sua família,principalmente pela parte de sua mãe,que o impediu de evoluir na escola,pois acredito que Fernando possuía melhores condições de evolução que Gaby,pois se comunicava,onde sua inclusão seria mais fácil.
Descreva uma escola inclusiva.
Seria uma escola aberta,sem preconceitos ,nem discriminações,um espaço para diversas realidades culturais e sociais ,onde os portadores de necessidades especiais se adaptassem e fossem respeitados ,onde os educadores tivessem preparação para receber qualquer aluno e saber trabalhar metodologicamente com cada qual ,saber avaliar pela sua evolução e que os conteúdos agissem diretamente com a realidade e necessidade do aluno.

Patrícia Moreira Lindner

Um comentário:

  1. Marcos diz que tudo aquilo que desejamos fazer para nosso engrandecimento nos sera possivel seja pela nossa vontade ou por iluminaçao divina

    ResponderExcluir