segunda-feira, 27 de julho de 2009

A Criança de 4 aos 6 anos de idade

Tema:
Desenvolvimento das crianças de 4 aos 6 anos

Problema:
Como se dá o desenvolvimento das crianças de 4 a 6 anos com relação as áreas física, lingüística e social?

Objetivo Geral:
*Observar o desenvolvimento físico, social e lingüístico das crianças, tendo como base entrevistas com pais e professores.

Objetivos Específicos:
*Conhecer as características das crianças de 4 a 6 anos;
*Compreender o desenvolvimento da linguagem desta faixa etária;
*Identificar os grupos sociais com que esta faixa etária convive;
*Observar através do material coletado como ocorreu o desenvolvimento físico da criança;

Desenvolvimento:
A Criança de 4 aos 6 anos de idade
Desenvolvimento Social
Engloba aspectos relacionados com as possibilidades de se sentir-se bem consigo mesmo (equilíbrio pessoal), o que permite confrontar-se com situações e pessoas diferentes (relação interpessoal) e ir estabelecendo relações cada vez mais alheias, distanciadas, bem como atuar no mundo que a rodeia (atuação e inserção social).

“A criança passa pelo processo do egocentrismo para o processo de socialização, neste processo adquire uma consciência social, aberta à representação do outro e capaz de relações de reciprocidade.” (Piaget, 1994, p. 81)

Por volta dos quatro anos de idade aparecem os companheiros imaginários, onde a criança inventa um amigo, um irmão, um pai, etc. No entanto, outras vezes, não parecem estar ligados a nenhuma necessidade específica. São heróis, palhaços ou animais que tem existência passageira.
A criança desta idade gosta de participar dos grupos de crianças mais velhas e por imitação começa a querer brincar de acordo com o modelo oferecido por elas. Como a memória não está totalmente organizada, ela não guarda detalhes do jogo, o que dificultará sua interação com os companheiros.

Desenvolvimento Motor
Inclui tudo aquilo que se relaciona com a capacidade de movimento do corpo humano, tanto de sua globalização quanto dos segmentos corporais.

“... a teoria do desenvolvimento apela, necessariamente, para a noção de equilíbrio, pois toda conduta tende a assegurar equilíbrio entre os fatores internos e externos ou, mais em geral, entre a assimilação e a acomodação.” (Piaget, 1998, p.89)

A criança de quatro a seis anos já tem equilíbrio, pois consegue descer as escadas com pés alternados, bate e agarra bola grande, pular corda, salta rapidamente, apanha objeto do chão enquanto corre, anda de bicicleta, entre outras coisas.
Desenvolvimento Linguístico
Aborda as capacidades que permitem compreender o mundo, nas diferentes idades, e atuar nele, através do uso da linguagem ou mediante resolução de situações problemáticas que se apresentam. Mesmo assim, é necessário fazer referencia as capacidades que a criança dessa idade tem para criar ou comunicar-se através do uso de todas as linguagens (verbal, artística, escrita...).




“A língua traduz o saber e toda a experiência adquirida de um povo. Sua evolução, transformação e seu início se dá na infância.” (Vygotsky, 1991, p. 77)
A criança, nesta faixa etária, testa as pessoas fazendo birra, graça e pedidos, descobrindo o melhor jeito de ter seus desejos atendidos. Gosta de ajudar o professor, participa das tarefas em grupo, escolhe o que e com quem vai brincar. Consegue se expressar com clareza. Realiza atividades em grupo dividindo as tarefas.
Visto que, o trabalho conjuntamente das citadas áreas leva ao desenvolvimento da criança em sua totalidade, as instituições de educação infantil deverão promover em suas praticas de educação e cuidados, a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos cognitivos/lingüísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser total, completo e indivisível. Assim o ser, sentir, brincar, expressar-se, relacionar-se, mover-se, organizar-se, agir e responsabilizar-se são partes do todo de cada indivíduo.

Metodologia
A pesquisa abordará a metodologia quantitativa através dos instrumentos: entrevistas (com pais e professores) e a observação (crianças da faixa etária de 4 a 6 anos).

Conclusão
Concluímos que a maioria das crianças reage bem ao se separar da família, como por exemplo ir à escola ou ficar aos cuidados de outras pessoas. A partir dos quatro anos de idade, as crianças já demonstram que reconhecem letras e números, mas não quantidades. Dentre as quatro entrevistas, apenas uma ainda não se expressa claramente. Das dificuldades motoras apresentadas, duas crianças não demonstraram nenhuma dificuldade, porém duas encontraram dificuldade em calçar-se e pentear-se. As crianças entrevistadas preferem brincar com outras crianças, apenas uma prefere brincar com os familiares, sendo que suas brincadeiras prediletas são correr, jogar bola, entre outras; e seus programas preferidos são desenhos e atrações infantis (Castelo Rá-Tim-Bum, Bom dia & Cia).
Das duas professoras entrevistadas, uma trabalha há 1 ano e a outra há 10 anos aproximadamente e a relação dos alunos com professores é boa, ambos aprendem juntos. O relacionamento entre os alunos é bom, porém às vezes ocorrem desentendimentos, o que é normal nesta idade. A reação dos alunos ao se separar dos pais na escola é normal. No começo do ano é mais complicado, mas com o passar do tempo eles acostumam. Todos os alunos já se expressam claramente e suas brincadeiras preferidas são jogos com bola, esconde-esconde, pega-pega (brincadeiras em que eles possam correr e se sintam livres). Os alunos gostam de participar das aulas de Informática, Ed. Física, Inglês, entre outras.

GRUPO: CARLA, GREICE, MAIARA, PAOLA, SANOE, SILVANA, VANESSA.

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