terça-feira, 14 de julho de 2009

Programa da Disciplina

1 PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA

1.1 A ciência da Psicologia: conceito, visão histórica e abordagens teóricas.

1.2 Desenvolvimento Humano: concepções teóricas e metodologias de pesquisa.


2. CICLO VITAL

2.1 Infância: desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral, sócio-cultural e motor.

2.2 Adolescência: mudanças físicas, psicológicas e a construção da identidade.

2.3 Vida Adulta: os diferentes papéis na constituição do sujeito na contemporaneidade; mudanças nas funções vitais.


3. APRENDIZAGEM

3.1 Concepções de aprendizagem e ensino frente o processo de desenvolvimento humano.

3.2 Abordagens Epistemológicas: Piaget, Vygotsky, Skinner, Rogers, Maslow, Ausubel, Bruner, Gagné, Novak.

3.3 Abordagens Paradigmáticas: Empirismo, Apriorismo, Interacionismo e Sociointeracionismo.

4.INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

4.1 – Conceito e Histórico da Educação Especial

4.2 - Políticas e diretrizes, tendências e desafios da educação especial e da educação Inclusiva

5 - ÁREAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

5.1. Conceituação, características, causas, prevenção e ação pedagógica em relação às seguintes necessidades especiais:

5.1.1. - Altas habilidades

5.1.2. - Condutas típicas

5.1.3. - Deficiência: Mental, visual, auditiva, física, múltipla


6 - ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

6.1 - A prática da educação inclusiva na escola e outros espaços educativos: princípios, currículo, metodologia e avaliação. A participação da família.

6.2 - Equipe multidisciplinar: sua atuação.

6.4 - Construção de uma comunidade inclusiva: desafios e perspectivas.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Bock, Ana Mercês Bahia. Psicologias : uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed.São Paulo : Saraiva, 2005.

MAZZOTTA, Marcos J. S.. Educacao especial no Brasil historia e politicas publicas. São Paulo: Cortez. 1996.

Stainback, Susan. Inclusão :. Porto Alegre: ARTMED. 1999.


Biaggio, Ângela M. Brasil. Psicologia do desenvolvimento. 15. ed.. Petrópolis: Vozes. 2001.

BARROS, Celia Silva Guimaraes. Pontos de psicologia do desenvolvimento. 10. ed.. São Paulo: Ática. 1997.

Winnicott, D. W. A família e o desenvolvimento individual. São Paulo : Martins Fontes, 1997.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR E DE APOIO

Brasil Ministério da Educação e do Desporto Secretaria da Educação Especial. Subsídios para organização e funcionamento de serviços de educação especial :. Brasília: MEC. 1995.

Kirk, Samuel A.. Educação da criança excepcional. 3. ed.. São Paulo: Martins Fontes. 1996.

Quadros, Ronice Müller de. Educação de surdos :. Porto Alegre: ARTMED. 1997. Assumpção Junior, Francisco Baptista. Introducao ao estudo da deficiencia mental. São Paulo: Memnon. 2000.

Educação & exclusão :. 2. ed.. Porto Alegre: Mediação. 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário