quinta-feira, 23 de julho de 2009

Desenvolvimento de crianças de 6 a 8 anos


Desenvolvimento Psicológico em Crianças de 6 anos

• É o centro do seu próprio universo;
• Quer fazer tudo a sua maneira;
• Dominadora e desafiadora;
• Eticamente é pouco apta, que lhe imprime a tentação de enganar;
• Aceita a culpa com mais facilidade;
• Anseia o elogio e a aprovação.
• Reage lenta ou negativamente quanto a uma ordem, mas passado um tempo, talvez a ponha em prática espontaneamente, como se tratasse de ideia sua;
• Possui dificuldade para decidir;
• Pega o que vê e deseja, independentemente de quem seja o dono;
• Está em plena adaptação a dois mundos: o de sua casa e o da escola (com todas as suas estruturas, responsabilidades e regras);
• Toca, mexe e explora todos os materiais;
• Deseja e precisa ser a primeira, a mais querida;
• Agrada-lhe contar histórias exageradas;
• Dá verdadeiro interesse ao valor do dinheiro;
• Adora o elogio e não tolera a crítica;
• Tem noção do bom e do mau, mas de forma rudimentar;
• É extremamente dominante em relação as suas coisas.

Desenvolvimento no Âmbito Escolar Crianças de 6 anos – Integração Social

• Gosta do professor e quer agradar-lhe;
• Identifica-se com tudo que sucede e está a sua volta;
• A mentalidade comum dos 6 anos não está ainda preparada para uma instrução formal da leitura, escrita e aritmética
• Os seus desenhos espontâneos são mais realistas;
• Deseja seriamente estudar.


Desenvolvimento de Crianças de 7 a 8 anos

Desenvolvimento Físico

• A coordenação mão-olho já está bem estabelecida, o que torna as atividades de desenhar e pintar mais atrativas;
• Grande atividade motora: a criança brinca até ficar completamente exausta.

Desenvolvimento Intelectual

• Está menos interessada nas questões sexuais;
• Está mais disponível para a aprendizagem: pensamentos lógicos, problemas complexos;
• Boa capacidade de concentração e atenção;
• Gosta de colecionar objetos;
• Fala acerca dos seus desejos e projetos;
• Baseia-se mais na realidade.

Desenvolvimento Social

• Participa em atividades organizadas em grupo;
• Preocupa-se com as suas reações e as dos outros;
• Poderá por vezes utilizar a agressão como forma de resolver problemas;
• Início da divisão de sexos.

Desenvolvimento Emocional

• É mais responsável e independente, preocupando-se em fazer bem as coisas;
• Pode vivenciar sentimentos de culpa e vergonha;
• Desenvolve nela o sentido ético, já não só nela, mas também nos outros;
• Pensa mais antes de agir, pois é mais prudente;
• Costuma aguentar o choro;
• Tem consideração pelos outros;
• Teme as situações novas que lhe costumam aparecer na escola;
• Tem menos pesadelos. É a figura principal de seus sonhos.

Âmbito Escolar

• Quer responsabilidade, especialmente na escola;
• Preocupava-se com a ideia de chegar tarde a escola;
• Precisa da palavra do professor para começa a mais simples tarefa;
• Tende a procurar carinho no professor;
• Tem no mundo do colégio o mundo de seus amigos.

Sinais de Alerta

• Preocupação excessiva com a competição e o seu desempenho principalmente na escola;
• Excessiva dependência das figuras cuidadoras em tarefas que são apropriadas à sua idade: pentear-se;
• Pequenos furtos;
• Grande necessidade de pregar mentiras;
• Sono: dificuldade em adormecer sozinho; insônias;
• Isolamento social: poucos amigos e envolvimento em atividades com outras crianças

Atitude das pessoas que a rodeiam e a formam

• É uma criança que precisa de carinho e afeto constante: está numa fase de ajustamento pessoal e social e todo ajustamento leva implícito uma crise. É agora que o pai desempenha um papel importante: deve preocupar-se com ele, pedir-lhe ajuda em tarefas simples e viverem juntos os momentos de ócio;
• É também importante o papel do professor, que não substitui nem mais nem menos a mãe, mas reforça, com um sentimento de maior segurança;
• Há que dar-lhe responsabilidades de acordo com suas possibilidades;
• É necessária uma relação mútua e forte entre a família e a escola, sobretudo nesta idade;
• É conveniente que os pais e professores mantenham uma relação estreita, para conhecer o comportamento na escola.

Metodologia

A metodologia foi baseada em pesquisa, referente ao desenvolvimento da criança dos 6 aos 8 anos. Tão logo a formulação do questionário, em anexo.
E como fechamento foi filmado um grupo de crianças dentro da faixa etária pesquisada.


Conclusão

Conclui-se, então, que esta é uma fase importantíssima ,para um desenvolvimento tanto no âmbito escolar, quanto do social pois, é o momento em que eles iniciam a vida estudantil, conseqüentemente ampliam sua linguagem.
Os métodos utilizados em idade escolar influenciam, também, na formação da personalidade de cada indivíduo. Contudo, deve-se relevar a interação no contexto social no qual está inserido.
A estimulação é extremamente influente na formação da criança, tal como a socialização dela no grupo de amigos onde está situada.
Portanto, ela amplia seu relacionamento com os outros grupos de diferentes faixas etárias a partir das vivências diárias, desta forma aprimora a sua personalidade. No entanto, apesar de todas estas características analisadas, é notório que cada criança aprende dentro de sua capacidade de assimilação.
Alunos: Érica, Joana, Camila, Evelise, Carolina e Alexandre

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