sexta-feira, 24 de julho de 2009

Reflexão sore o filme "Gaby: uma história verdadeira"

Gaby: Uma história verdadeira

Acredito que a família é importante no crescimento de qualquer criança, mas tem um grupo muito especial as crianças que tem algum déficit. A essas a família tem extrema importância, pois vai ser através dos pensamentos e atitudes que a família terá influenciará na educação desta, para garantir a qualidade de vida deste no futuro.
No filme temos dois exemplos contrastantes, Gaby que foi aceita pela sua família e teve suas limitações totalmente respeitadas. Já Fernando não era entendido por sua família, viam-no como um defeituoso que deveria ser escondido da sociedade, e isso o impediu de ter um desenvolvimento maior, impedindo-o de ter uma vida mais saudável e com menos limitações.
A escola sofreu algumas mudanças, os alunos já estão sendo aceitos senão pelos professores, mas pelos seus colegas que mostram-se atenciosos a ajudá-los em suas limitações, mas esta entidade ainda precisa de muitas mudanças, pois estes só terão uma verdadeira educação de qualidade a partir do momento em que os educadores passarem a educar todos os alunos respeitando suas limitações.
A pessoas com déficits tem as mesmas vontades e desejos que qualquer pessoa, mas por apresentarem algumas limitações a família muitas vezes acaba super-protegendo, e assim esquecendo que eles se tornam adultos e como tais terá necessidades sexuais, só precisaram de aconselhamento como qualquer indivíduo.
A escola inclusiva será aquela em que cada aluno terá sua educação, com atenção e respeito as suas limitações, tendo o mesmo direito e o aprendizado de qualquer criança comum.
Aluna : Suelen Rodrigues da Silva

Um comentário:

  1. Fundamentos da ação pedagógica II
    Profª. : Sandra Brenner Oesterreich
    Aluno: Paulo Cesar S. da silva

    REFLEXÃO SOBRE O FILME GABI



    O papel da família para o desenvolvimento de uma criança normal já é fundamental; para uma criança com deficiência; é a sua expectativa de vida, pois ante suas necessidades especiais precisará do apoio da família servindo esta como base e suporte diário; muito mais carecerá de sua presença para as necessidades psicológicas advindas com as fases do seu desenvolvimento, principalmente quando iniciar a descoberta de si mesmo.
    Por incrível que pareça as cenas da escola presente no filme datado de algumas décadas atrás, têm permanecido as mesmas dos dias atuais principalmente em escolas públicas, não se negando, que houve algumas poucas mudanças.
    Quanto a inclusão educacional, entendo ser possível e de grande importância para as pessoas portadoras de deficiência , desde que sejam respeitadas as suas decisões de querer freqüentar ou não as escolas normais e possuírem as condições necessárias para o seu desenvolvimento.
    Com relação a sexualidade de pessoas com deficiências, entendo que todos possuem um momento na vida em que irão descobrir o funcionamento do seu corpo e sua utilidade, e estes, como seres humanos não são diferentes; não devendo serem privados se isto estiver relacionado com o seu desenvolvimento.
    O que possivelmente impediu o personagem Fernando no filme de evoluir, foi principalmente o fato de não ter tido crédito no potencial em si existente, principalmente por aqueles que lhe eram mais próximos os quais deixando de motivá-lo, impediram que se concretizasse uma parte de seu desenvolvimento, o que lhe proporcionaria grande satisfação pela oportunidade de igualar-se aos demais.
    Uma escola inclusiva é aquela onde a educação é a missão principal;
    onde o respeito à individualidade permita uma socialização homogênea e igualitária, salientando o bem maior de cada ser: o direito a vida.






    São Jerônimo, 24 de junho de 2009.
    Paulo cesar s. da silva

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