terça-feira, 28 de julho de 2009

Trabalho sobre o filme Gaby uma História Verdadeira.

A Família tem grande papel, pois através dela a criança aprenderá a ser o tipo de pessoa que a sociedade determina como normal. É na família que temos a base de tudo, que se aprende a ser único, a desenvolver a individualidade e a tornar-se uma pessoa criativa, em busca da auto-realização , lógico tudo isso só com o incentivo, ajuda e colaboração da família.
Muitas famílias não aceitam a chegada de uma criança com deficiência, sendo qualquer tipo, igual ao exemplo estava com a Viagem marcada para um destino e chega a outro, com a chegada de uma criança portadora de alguma deficiência traz à tona uma série de complicações, transtornos, falta de aceitação dos familiares, sentimentos de culpa, rejeição, negação, desespero, falta de conhecimento de saber como lidar, tratar e aceitar. A modificação da rotina, as relações sociais da família e sua própria estrutura familiar e emocional. Quando se tem uma família estruturada pois no filme o pai sempre ia a frente pela luta da filha , sempre incentivando e defendendo os direitos dela. Ao ponto de vista das pessoas na época do filme os portadores com deficiência eram uns bichos, aproximação era raro, coisas que hoje já não é tanto. Se não fosse pela curiosidade da empregada não haveria mudança a Gaby estaria na mesma situação, tudo pelo um gesto de carinho de poder mudar a vida de uma criança não tornando ela um brinquedo que se faça o que quer e sim um ser com direitos de pensar e agir.
Acredito que hoje está concepção de trancar uma criança num quarto e a esconde- lá de todos, não se encontre com tanta freqüência. Devemos ter muito carinho e amor são seres normais que precisam de respeito! E encarar a situação não como um problema e sim com a realidade.
O aluno com necessidades especiais portador de alguma deficiência tem, sido discriminado, sendo negado a eles o direito de cidadania, onde o assunto inclusão não está sendo tarefa de todos o que deveria ou pelo menos as pessoas entedecem ou( tentarem) um pouco sobre, pois estamos sujeito a qualquer minuto a ter um portador, sendo lá como aluno, filho, sobrinho, sei lá está no nosso convívio é a nossa realidade.
A educação inclusiva tem por incumbência de completar os objetivos de cada individuo, o processo de inclusão é um desafio para todos, a educação inclusiva é o acesso e a qualidade dos portadores ,havendo uma organização de escolas que atendam a todos os alunos sem nenhum tipo de discriminação, escolas que valorizem as diferenças , sem barreiras para a aprendizagem , para a inclusão de alunos com necessidades especiais de modo que ocorra uma mudança na educação que possibilite o acesso às classes comuns do ensino regular e a ampliação do atendimento, propiciando a eliminação de barreiras para os educadores e educandos.
A implantação de cursos para a formação de professores, a adequação dos prédios escolares para acessibilidade e a organização de recursos técnicos e de serviços que promovam a acessibilidade pedagógica e comunicativa.
O personagem Fernando não tinha o apoio da família, ele só não seguiu a frente nos estudos por falta de incentivação. Onde para ele ir estudar em outro colégio teria q ter a ajuda de alguem para leva – ló e acompanha- ló.
Em relação a sexualidade de um Portador, é um ciclo de todos nós, e acredito que todos devem passar por esse processo mais cedo ou mais tarde. Pode haver o espanto das pessoas por que acham que os ``Anormais´´ não tem esse instinto e ciclo.
A escola inclusiva deve receber todos os tipos de pessoas sem discriminação de raça, cor, estado físico e intelectual.

Aluna : Juliete Schonhofen

Nenhum comentário:

Postar um comentário