quinta-feira, 16 de julho de 2009

O preconceito está em nós (Luis Carlos de Menezes)

Estas foram algumas das idéias destacadas no texto:

Na sala de aula, assim como qualquer outro ambiente, ocorrem situações de discriminação. É necessário reconhecê-las e discuti-las

O preconceito não é só coisa de grupos sectários, com skinheads, surge às vezes, da tola pretensão de valorizar a si mesmo ao depreciar diferentes escolhas religiosas, estéticas ou musicais.


Os julgamentos preconceituosos, no entanto, nem sempre são definitivos, assim como as afirmações científicas.


A escola é um espaço de diversidade privilegiado para aprender a resolver conflitos e a saborear a graça do convívio com a diferença. É assim que ela combate os preconceitos.


Educar sem Rótulos


Turma Marcada relações Estremecidas. Se ao ser educada uma criança recebe reflexos negativos, terá uma forte tendência se pensar com alguém menos valioso.


Segundo Ana Luiza Rocha “ A maioria dos educadores usa juízos de valor para marcar o seu lugar e mostrar às crianças que elas tem de ocupar outra posição.


Poder da transformaçãoNão é fácil de parar de usar rótulos de lidar bem com a diversidade em sala de aula. Mas é possível.


Avaliação, terreno fértil para os rótulos.


Relatórios escolares e avaliações são muitas vezes permeados de estereótipos. Falta acompanhamento atento de alguns educadores, que não observam o comportamento da turma e, na hora de fazer anotações, recorrem a essa “muleta”.


O professor deve buscar compreender as reais dificuldades e necessidades das crianças. Um bom diálogo é capaz de fazer perceber o impacto que essas atitudes podem ter na vida dos menores.
Diante destas colocações do autor podemos afirmar que de certa forma o preconceito está arraigado na sociedade e até mesmo dentro das escolas, onde não deveria estar, infelizmente vivemos num mundo com padrões pré- estabelecidos, onde "ser normal" é seguir a maioria.
É impossivel discutir ética na escola se o convívio é desrespeitoso. Como esperar que alguém se desenvolva num ambiente assim?

Veja o texto na íntegra acessando link:

Componentes do grupo: André , Juliete, Lúcia , Tamara e Veridiane .

4 comentários:

  1. Érica, Evelise, Camila, Alexandre, Joana e Carolina(Grupo 2): Acreditamos que onde há vários tipos de preconceitos, dificulta a convivência e o respeito pela diversidade entre alunos e até mesmo entre professores, que não estão preparados para acolher este público estudantil.

    ResponderExcluir
  2. O preconceito existe, embora muitas pessoas neguem, já que é mais facil ignorar ("fechar os olhos"), do que fazer algo para tentar integrar todas as diversidades.

    Carla, Greice, Maiara, Paola, Sanoe, Silvana e Vanessa.

    ResponderExcluir
  3. Acreditamos que onde a preconceito há uma grande barreira para de fato se atingir a inclusão das minorias que normalmente são colocadas de lado e muitas vezes ficam de fora do processo que possibilita a construção de uma sociedade mais digna e justa para todos.

    GRUPO: RAFAEL, LAIZE,MARIANGELA,MARCOS, PATRICIA e CLÁUDIA

    ResponderExcluir