quinta-feira, 16 de julho de 2009

DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR

DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR


Como devemos nos ver ?

Nem com apatia dos que já se sentem vencidos nem com a inconsciência dos que já se sentem vencedores mas como profissionais com responsabilidades e compromissos.


O professor deve pensar no aluno e para isso é preciso que pense em si mesmo.


Da maneira como somos influenciados, também influenciamos a outros. Para promover transformações, precisamos reexaminar nosso jeito de pensar.

Com autonomia de conduzir a própria vida, o professor deve reavaliar sua visão de mundo, de educação e ensino enquanto cidadão.


Fomos alunos objetos. Hoje defende-se a idéia que consideremos o aluno como sujeito do processo de construção do seu conhecimento.


O profissional cidadão compreende que é de sua responsabilidade e competência socializar este conhecimento na escola cooperando com o aprimoramento do sistema escolar, criando acesso a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais.



QUEM SÃO AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS ????


Com “significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais, decorrentes de fatores inatos ou adquiridos, de caráter temporário ou permanente”, (POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL). OBS: 10% da população de um país em tempo de paz.

Os direitos destas pessoas são os mesmos de todas as outras, mas para exercê-los precisam que medidas especiais sejam adotadas.

EXEMPLO: Para o direito de IR e VIR derrubar barreiras, providenciar rampas, adaptar sanitários, etc.

Para os alunos com deficiência mental dividir o conteúdo pedagógico em unidades menores e oferecer suportes didáticos diversos.

O QUE PODEMOS FAZER ????

Retirar as barreiras ambientais;
Lutar por serviços públicos de reabilitação e habilitação;
Buscar a implantação de atendimento educacional especializado em ambiente comum;
Apoiar programas de profissionalização;
Lutar pelo acesso de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho;
Não ter preconceito, não discriminar nem superproteger




GRUPO: PATRÍCIA, RAFAEL, MARCOS, CLÁUDIA, MARIANGELA e LAISE

Um comentário:

  1. A escola não busca adequar-se aos deficientes, e quando o faz retira somente as barreiras de acesso ao ambiente, mas não as barreiras sociais.

    Carla, Greice, Maiara, Paola, Sanoe, Silvana e Vanessa.

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