sexta-feira, 24 de julho de 2009

Comentário sobre o filme: Gabi, uma história verdadeira

A família é muito importante para vida de toda a criança, ainda mais quando se trata do desenvolvimento de um PNEE, é através dela que o sujeito receberá a oportunidade de conquistar o seu espaço na sociedade.
As atitudes familiares podem conduzir um sujeito ao sucesso ou ao fracasso.
No caso do filme, o personagem Fernando necessitava de apoio familiar que é um fator determinante para o seu desempenho, se ele tivesse recebido apoio de sua mãe, teria prosseguido nos estudos, mas infelizmente isso não ocorreu. A vontade do personagem não foi levada em consideração, já que este não era somente um ato como outro. Para ele estudar fora do "zoológico" seria um desafio, onde ele poderia testar suas experiências de vida e crescer intelectualmente.
As mudanças quanto à inclusão de alunos especiais no ensino regular, em outros tempos era extremamente difícil e hoje ainda não são fáceis, mas o cenário mudou um pouco, ouvimos falar em adaptação de ambientes para beneficiar portadores de deficiências e tem se discutido muito sobre este assunto, inclusive na mídia, nos tempos atuais a inclusão já foi mencionada até nas novelas, a ficção passou a mostrar algo que até então não víamos, personagens com algum tipo de deficiência e isso é muito bom, mostra que vivemos num mundo com uma enorme diversidade, que vai muito além das etnias.
A inclusão já faz parte das escolas, ainda não é o modelo ideal, como consta nas leis, mas o pontapé inicial foi dado.
Para que isso ocorra mais depressa, penso que os professores deveriam receber qualificação para saberem de que forma interceder com os alunos, para que de maneira nenhuma estes sejam deixados de lado sem nada para fazer ou serem expostos a situações humilhantes e discriminatórias.
Quanto à sexualidade num indivíduo PCD, é um processo normal como qualquer outro, faz parte da fisiologia do ser humano, é inevitável como em qualquer indivíduo, afinal é um instinto que todos nós trazemos e que em determinado período de nossa vida deve vir à tona.
A sexualidade de uma forma geral é vista ainda pela sociedade como algo relacionado ao pecado, amoral, que viola algum principio, talvez sejam reflexos herdados das civilizações do passado , mas que são muito fortes ainda em nosso presente. Imagine que para as pessoas consideradas “normais” este assunto gera polêmica e restrições, como poderia ser bem aceito quando manifestado num ser humano com algum tipo de deficiência? O preconceito anda lado a lado quando se fala em sexualidade, seja em qualquer situação.
A escola inclusiva é aquela que abrange a todos, ou seja, recebe alunos de diversos segmentos, independente de seu estado físico e intelectual.
É a escola que instiga, envolve e constrói o conhecimento em cada um levando em conta o desenvolvimento de suas potencialidades. Ensinando com o foco no atendimento individual. Desenvolvendo o espírito de cooperação ao invés da competição.

André Leão

Um comentário:

  1. Gaby: Uma história verdadeira

    Acredito que a família é importante no crescimento de qualquer criança, mas tem um grupo muito especial as crianças que tem algum déficit. A essas a família tem extrema importância, pois vai ser através dos pensamentos e atitudes que a família terá influenciará na educação desta, para garantir a qualidade de vida deste no futuro.
    No filme temos dois exemplos contrastantes, Gaby que foi aceita pela sua família e teve suas limitações totalmente respeitadas. Já Fernando não era entendido por sua família, viam-no como um defeituoso que deveria ser escondido da sociedade, e isso o impediu de ter um desenvolvimento maior, impedindo-o de ter uma vida mais saudável e com menos limitações.
    A escola sofreu algumas mudanças, os alunos já estão sendo aceitos senão pelos professores, mas pelos seus colegas que mostram-se atenciosos a ajudá-los em suas limitações, mas esta entidade ainda precisa de muitas mudanças, pois estes só terão uma verdadeira educação de qualidade a partir do momento em que os educadores passarem a educar todos os alunos respeitando suas limitações.
    A pessoas com déficits tem as mesmas vontades e desejos que qualquer pessoa, mas por apresentarem algumas limitações a família muitas vezes acaba super-protegendo, e assim esquecendo que eles se tornam adultos e como tais terá necessidades sexuais, só precisaram de aconselhamento como qualquer indivíduo.
    A escola inclusiva será aquela em que cada aluno terá sua educação, com atenção e respeito as suas limitações, tendo o mesmo direito e o aprendizado de qualquer criança comum.
    Aluna : Suelen Rodrigues da Silva

    ResponderExcluir