quinta-feira, 16 de julho de 2009

Alunos com necessidades especiais uma questão de respeito à educação

A pesquisa analisou a educação inclusiva como prática de educação social, para integração de alunos com necessidades especiais na vida em sociedade.

A função social da escola
A escola tem a função de desenvolver habilidades e conteúdos necessários para a formação de cidadãos;

Alunos com necessidades especiais
Todas as propostas educacionais a nível internacional recomendam que as escolas acolham todas as crianças;

Educação inclusiva
Inclusão: Se dá quando estudantes com necessidades especiais são atendidos por escolas comuns;
Integração: Quando colocamos estudantes com necessidades especiais em classes comuns ignorando suas necessidades especificas;

A proposta do governo
Educação inclusiva: Direito a diversidade;
Desenvolvido pelo ministério da educação especial por meio da secretária de educação, para formação de gestores e educadores com objetivo de sedimentar a educação inclusiva, com base na garantia do direito dos alunos com necessidades educacionais especiais ao acesso e permanência nas escolas públicas.

Proposta pedagógica
Preservar a igualdade de direitos respeitando as diferenças, garantindo recursos e serviços educacionais;
A estrutura funcional da escola em toda rede pública de ensino, para receber os alunos com necessidades especiais é tão pequena que pode se dizer que não há escola que possa recebê-los.

O pensamento dos educadores
Alguns demonstram interesse à presença de alunos com necessidades especiais, e outros os temem, toleram ou mesmo os rejeitam em sua sala de aula.

Conclusão
Caminhamos em direção a uma educação igualitária direcionada para a formação de cidadãos conscientes e atuantes na sociedade, por ser uma questão de respeito ao direito à educação dos alunos especiais.

“ Temos o direito de ser iguais sempre que as diferenças nos inferiorizem;
temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos caracterize.”

(Boaventura Santos-1997)

Alunos: Carmem, Daiane, Paulo, Queli, Suelen

3 comentários:

  1. Como disse Vygotsky "O ser humano aprende na interação com o outro",os benefícios da inclusão não seriam apenas dos alunos com necessidades especiais, e sim, da turma em geral. Porém esses alunos se sentiriam "normais" como qualquer outro em sua idade,já que a sociedade não deixa que eles se sintam e/ou sejam "normais" como são,já que todos somos diferentes. "Ser diferente é normal!"
    (André, Juliete, Lúcia, Tamara e Veridiane)

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  2. A inclusão seguida da interação traz muitos benefícios aos alunos com deficiência, por isso, não basta somente joga-los em uma sala de aula sem fazer um trabalho de socialização com todos os membros da comunidade escolar.

    Carla, Greice, Maiara, Paola, Sanoe, Silvana e Vanessa.

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  3. A inclusão deve se dar de modo positivo e de real valor para os portadores de deficiências, pois estes devem ter os seu "tempos" e ritmos respeitados. A escola deve adaptar-se para que seus métodos pedagógicos e avaliativos não dificultem de modo traumático a inclusão em sala da aula das crianças com necessidades especiais.

    GRUPO: RAFAEL, MARCOS, LAIZE, PATRÍCIA, MARIANGELA e CLÁUDIA

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